13 de dezembro de 2014

10 Dicas para desenvolver a Criatividade

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Essa é a continuação do post em Busca de Inspiração!

Com a correria e o estresse do dia a dia fica muito difícil imaginar a palavra criatividade na nossa rotina. A maioria de nós fica no chamado piloto-automático, não é mesmo? Muitos de nós não temos, sequer, tempo de desenvolver uma atividade que estimule a criatividade, tais como: escutar música, ler um livro, dentre outros.
Ahn! Mas aí eu posso ler e escutar música enquanto estou no trânsito voltando para casa, certo?  Pode sim, mas até essa atividade acaba se tornando não muito estimulante para o cérebro.
A criatividade, aqui entre nós significa a união de dois termos que, aparentemente, seriam incongruentes e são eles: divagação e concentração. “Ué? Como é que isso?” Você deve estar pensando… Só dizemos que um bom exemplo dessa aparente contradição é o próprio criador da Teoria da Relatividade – Einstein!
Bom, só lhe convidamos a seguir as nossas 10 dicas para dar uma turbinada no cérebro para ter uma atitude mais criativa no seu dia a dia, valeu? Vamos nessa:

1. Gerencie suas ideias

Temos um turbilhão de ideias para um turbilhão de coisas: planos, objetivos perspectivas para o futuro, formas de ganhar mais dinheiro ou conseguir aquela promoção no trabalho. Todos esses pensamentos, cheios de criatividade já estão na sua cabeça! Mas para organizá-los melhor, siga algumas dicas:
·         Escreva sempre suas ideias;·         Cria uma pasta para guardar suas anotações;·         Faça atividades que estimulem o cérebro: palavras-cruzadas e/ou Sudoku;·         Leia livros com frequência;·         Observe a sua volta: uma situação inusitada pode inspirá-lo a escrever ou a encontrar uma solução para algum problema;·         Estude assuntos diferentes e sempre converse sobre eles para estimular a memória e a criatividade.

2. “O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído”

Também é conhecido como estímulo aleatório, ou seja, significa arriscar e fugir aos padrões convencionais, assim como na música dos Titãs, que dá o subtítulo do item, confira:
·         Vá a um museu e eleja uma obra para analisar;·         Leia cadernos de viagem, veja filmes de países de outros países, como Alemanha, França, Itália, Coréia, etc;·         Faça o Brainstorm com todas suas ideias e planos.

3. Liberdade e Imaginação

Há uma sugestão muito simples, que é a chamada leitura literária, ou seja, não leia apenas livros de tecnologia, programação ou engenharia. Ler um romance como “Macunaíma” ou uma poesia concreta, podem abrir as portas da imaginação. Como “Alice no país das maravilhas” você tem que correr atrás do seu “mundo de imaginação”.

4. Deixando cativeiros mentais

Evite pensamentos negativos e repetitivos e substitua por esses:
·         Eu posso;·         Eu consigo;·         Eu vou achar um jeito de vencer esse problema.
Aprenda que uma opinião negativa sobre você não pode defini-lo! Você é o que você quer ser e não o que dizem que você é.

5. Saia da rotina

Essas atitudes simples farão com que seu cérebro seja estimulado a gerar novas ideias frequentemente.
·         Mude, esporadicamente, o caminho de ida ou retorno a sua casa;·         Sente em um lugar diferente;·         Use a mão esquerda ou direita;·         Escolha um cardápio diferente para o dia;·         Seja sociável;·         Lembre-se que a rotina é um veneno para a criatividade.

6. Assista a filmes de ação e suspense

Acredite se quiser, são os melhores filmes sobre criatividade estratégica e inovação. “Rota de Fuga” e “Gravidade” são ótimos exemplos do uso da criatividade para vencer as crises, inclusive no dia a dia ou no trabalho.

7. Esquerdo & Direito

O lado direito do cérebro é responsável pela intuição e criatividade, enquanto o lado esquerdo é responsável pela lógica. Pessoas criativas e inovadoras desenvolvem ambos os lados.
Os neurocientistas afirmam que quando se olha para uma pintura, o hemisfério direito do cérebro é ativado, levando o espectador a olhar intuitivamente para o lado esquerdo da pintura. Os quadros que corrigem essa perspectiva são mais próximos à lógica e a técnica.

8. Use nossa técnica de Lista Mestra UPI

A técnica de lista mestra indicará para você o nível de importância de cada uma de suas atividades ou, até, de suas metas para os próximos anos. Recomendamos, fazê-lo diariamente também, pois a boa administração do tempo e de suas atividades resultará em resultados inovadores, você vai ver.

9.  Tire uma soneca!

·         
Tenha uma boa noite de sono;·         Respeite seu relógio biológico;·         Tire a pausa para o café ou um lanche;·         Não coma em horários que atrapalharão seu sono;
·         Aprecie sua refeição sem pressa.
 10.  Liberdade para errar
Como diz Foucault a sociedade atual quer anular as subjetivações do sujeito, não temos criatividade se formos todos iguais, não é? É preciso ser inusitado, sem medo de errar, pois os gênios não têm medo de errar. Mais uma vez, sem medo, como Einstein.
Bom pessoal, o post de hoje é isto e espero eu tenha ajudado vocês...
#Vi.E.Repassei
Créditos do Post:Blog Beved

Share:

0 comentários:

Postar um comentário